Eles podem respirar melhor!
- Dra. Táya Oliveira
- Aug 1, 2017
- 2 min read
Como você se sentira se alguém apertasse suas narinas e você fosse obrigado a respirar pela boca o dia inteiro? É assim que um cão ou gato com estenose nasal se sente.
Um transtorno comum em raças braquicefálicas - aqueles com focinho achatado, o Buldogue inglês, o Buldogue Francês, o Pug e os gatos Persas -, a estenose nasal é genética, causada por uma malformação da cartilagem no nariz e é um componente da Síndrome Braquicefálica.
Ao longo do tempo, o aumento da resistência das vias aéreas das narinas comprimidas e o maior esforço para respirar pode levar a um colapso da laringe, tornando a quase impossível e muitas vezes levando à morte.
Sinais e sintomas:
Respiração ruidosa, especialmente durante a inalação
Intolerância ao exercício
Cansaço excessivo
Prostração em dias mais quentes
Cianose - gengivas azuis devido à falta de oxigênio
Desmaio
Convulsão
Diagnóstico: Avaliação direta das narinas para determinar se eles estão abertos o suficiente para permitir uma respiração adequada.
O diagnóstico de outros problemas causados pela síndrome braquicefálica não é tão fácil de detectar e, muitas vezes, ocorrem simultaneamente è estenose nasal. Sendo necessário testes adicionais, possivelmente sob anestesia, para determinar o que está acontecendo.
Tratamento:
A correção da estenose nasal é cirurgica, porém, se o seu animal for pouco afetado, você pode tomar medidas para fazê-lo confortável, incluindo:
Mantendo-o com um peso saudável
Limitando situações estressantes e exercícios em clima quente ou úmido
Encontrando alternativas para um colar de pescoço, como um peitoral
A cirurgia envolve a ampliação das narinas e o prognóstico é bom.
Se você tiver dúvidas ou preocupações, você sempre deve visitar ou ligar para o seu veterinário. Nós da CIEV - Clinica Itaipu de Especialidades Veterinárias buscamos sempre os melhores recursos para garantir a saúde e o bem-estar de seus animais de estimação.
Comments